Fundos quant – por que investir com base nos algoritmos?

Fundos quant – por que investir com base nos algoritmos?

Você conhece os fundos quant? Já pensou alguma vez em confiar a gestão do seu dinheiro a um computador ao invés de um gestor humano? Você está pronto para confiar na tecnologia a ponto de deixar uma máquina decidir onde seu dinheiro será aplicado em vez de uma pessoa?

Entre os diversos tipos de investimento que existem no mercado atual, os fundos de investimento podem parecer uma opção interessante; e um novo tipo de fundo está ganhando cada vez mais atenção dos investidores. 

Como em qualquer fundo, você realiza o investimento e deixa que um profissional gerencie esse valor. Assim você não precisa se preocupar em acompanhar o mercado tão de perto e mesmo assim pode ver seu dinheiro rendendo. 

Porém, os fundos quant têm uma diferença vital sobre os demais, pois não são gestores humanos que tomam as decisões diárias sobre o seu patrimônio.

Este tipo de fundo de investimento se chama fundo quantitativo, e como funciona de forma um pouco diferente dos fundos de investimento tradicionais.

Pode ser uma opção interessante para o investidor um pouco mais arrojado.

Banner inscrição na lista de interessados para assinatura

O que são fundos quantitativos?

Os Fundos Quantitativos diferenciam-se dos fundos de investimentos tradicionais pela metodologia aplicada em cada um deles. Enquanto os fundos tradicionais dependem das decisões do gestor, os fundos quant seguem um algoritmo, ou seja, uma série de comandos computacionais.

Isso significa que os Fundos de Investimento tradicionais normalmente contam com um gestor que fica responsável por tomar todas as decisões relativas à aplicação dos recursos financeiros do fundo.

Enquanto isso, em um fundo quantitativo essas decisões são tomadas de forma mais automatizada por um algoritmo, que realiza as avaliações sem interferência do seu gestor.

Isso é possível apenas quando este fundo possui um sistema de alta tecnologia, contando geralmente com uma inteligência artificial.

Mas sempre utilizando algum algoritmo com regras bem definidas para tomar decisões de compra e venda com base em padrões do mercado, que são analisados automaticamente e em tempo real.

fundos quant são atualizados 24 horas por dia

Na prática, esse sistema pode analisar uma quantidade de dados muito maior do que um ser humano poderia.

Devido à capacidade de processamento superior de uma máquina.

E esses algoritmos realizam diversas análises estatísticas e matemáticas; cruzam dados com situações históricas e buscam encontrar padrões que podem ser usados para tomar as decisões futuras com relação aos investimentos do fundo.

Em suma, como não há interação humana nessas decisões, é impossível tomar uma decisão baseada na emoção. Portanto, você elimina o fator emocional da transação. 

Uma vez que todos os critérios usados nas avaliações e tomadas de decisões são totalmente exatos e “racionais”; Os riscos relativos à escolhas por análise de dados são mínimos.

Mas para funcionar bem, tudo depende das premissas do algoritmo; ou seja, se a estratégia não for boa ela não funcionará independentemente de ser executada por uma pessoa ou por um computador.

Quais são as características de um fundo quantitativo?

Agora que sabemos exatamente o que é um fundo quantitativo, ou fundo quant para ser mais breve; é fácil perceber quais as diferenças que existem entre ele e os fundos tradicionais. 

Uma vez que esse tipo de fundo é gerenciado por algoritmos e inteligências artificiais, nós vemos que existe muito pouco do fator humano na avaliação do mercado.

Ainda assim, existe sempre um gestor cuidando do fundo, sendo que neste caso sua função é mais de mediador dos objetivos que o algoritmo vai buscar do que de tomador de decisões referente às transações monetárias. 

Mesmo assim, é importante que o fundo conte com um time bem preparado para manter tudo funcionando perfeitamente.

E no que diz respeito aos impostos, a tributação dos fundos quant são iguais às de fundos tradicionais

Elas variam de acordo com o tipo de fundo e pode ser regressiva, por exemplo, com alíquota começando em 22,5% para menos de 180 dias, chegando ao mínimo de 15% em transações realizadas após 720 dias.

Como funcionam os fundos quantitativos?

fundos quant funcionam por meio de cálculos matemáticos e estatístcos

Os fundos quant se utilizam de algoritmos, que podemos chamar de um tipo de inteligência artificial, para realizar a compra e venda dos papéis. 

Apesar de ainda ter uma interferência humana mínima por seus gestores.

A premissa desse tipo de fundo é que a aplicação ocorra totalmente sem a interferência das emoções humanas, funcionando apenas por meio dos cálculos dos algoritmos.

Estes fundos quant utilizam-se de estratégias que são testadas anteriormente em um processo chamado “backtest”; Que prova a efetividade do algoritmo ao aplicar a sua estratégia em uma série temporal do Mercado. 

No geral, esses cálculos são bem simples; ou pelo menos parecem ser: quando o algoritmo prevê que o preço de uma ação subirá, o algoritmo compra. Quando ele prevê que o preço irá cair, ele vende

Apesar de parecer bem simples, a flutuação no mercado é instável, por isso o objetivo desses algoritmos é identificar padrões e aproveitar as distorções do Mercado para lucrar quando houver uma correção.

Como um retorno à média por exemplo. 

Em teoria, fundos de investimento tradicionais também trabalham assim; a diferença é que os fundos quant tem a possibilidade de processar um volume de dados muito maior que o cérebro humano é capaz de suportar. 

Além disso, por conta da tecnologia estar sempre evoluindo e sendo atualizada, alguns novos modelos desses fundos estão aplicando o conceito de “machine learning”.

Isso permite que os algoritmos se adaptem automaticamente a novos padrões que surgem ao longo do tempo.

Quais são os tipos de fundos quant?

Os fundos quant podem ser classificados em três tipos diferentes, dependendo de como o sistema funciona:

  • Sistema Contínuo: É um sistema onde a parte automatizada mantém observação contínua do mercado.
  • Sistema Intradiário Puro: Funciona com a automatização funcionando apenas no horário do mercado; finalizando suas posições até mesmo antes do encerramento oficial do dia de trabalho na bolsa.
  • Sistema Intradiário Contínuo: Funciona como o anterior, porém não fecha necessariamente suas posições no momento do encerramento do mercado. Suas operações são realizadas seguindo uma estratégia programada anteriormente.

Leia também: Bolsas Mundiais: como investir e superar os principais índices

Quais são as vantagens de investir em fundos quant?

fundos quant funcionam com inteligência artificial

Em se tratando de fundos quant, gerenciados por algoritmos e não pessoas; as maiores vantagens estão justamente ligadas à ausência do elemento humano nas tomadas de decisões.

Entre elas:

Capacidade superior de análise de dados:

Devido à administração por inteligências artificiais.

Esses fundos possuem uma capacidade de processamento de dados extremamente superior à que um humano conseguiria.

Além de poder funcionar 24 horas por dia, sem precisar dormir ou comer. 

E ainda que os algoritmos não sejam ainda totalmente perfeitos, é difícil um humano concorrer com computadores.

Tomadas de decisões sem emoção:

Os algoritmos seguem regras matemáticas e estatísticas bem estabelecidas, levando em conta apenas números como base para as tomadas de decisões. 

Em momentos de pânico ou euforia, é comum investidores humanos tomarem decisões equivocadas;

Que podem tornar-se arrependimentos no futuro; a estratégia quantitativa é um algoritmo que não terá qualquer viés emocional enquanto lida com as decisões de seus investimentos.

Maximização dos rendimentos:

Devido a sua tomada de decisões especial, os algoritmos dos fundos quant permitem uma intervenção mais rápida e assertiva seja para explorar uma oportunidade ou para se proteger de uma queda.

Por exemplo, quando outros mercados estão em baixa, e grande parte dos fundos de investimento tem queda; os fundos quant podem apresentar uma alta explorando esse tipo de momento do Mercado. 

Isso pode melhorar os rendimentos dos investimentos, mesmo que seja considerado mais arriscado; é o tipo de investimento ideal para sua alocação na parte mais agressiva do seu portfólio.

Quais são os riscos de investir em fundos quant?

Apesar de todos os benefícios listados, os fundos quant não são investimentos livres de risco, afinal é um investimento de renda variável.

Isso porque, assim como qualquer fundo multimercado, os fundos quant podem ter uma série de graus de risco dependendo dos ativos no qual ele investe e qual a estratégia aplicada, indo desde mais conservador até mais agressivo.

Na verdade, a classificação quantitativa dada a um fundo fala mais sobre como ele realiza a gestão dos ativos do que onde ele investe.

Por isso, o investidor interessado nesse tipo de fundo também deve ficar atento a quais ativos o fundo está exposto; para assim poder encaixá-lo dentro da estratégia do seu perfil de risco. 

E lembre-se, apesar de ser considerado por vários especialistas como um investimento de risco menor por não adicionar as emoções humanas na tomada de decisão, as flutuações no mercado ainda irão afetar os rendimentos do fundo.

Além disso, não podemos esquecer as taxas, que podem ser levemente altas nesses fundos, especialmente as chamadas taxas de meta, que são aplicadas sempre que o fundo consegue bater uma meta estipulada

E também a taxa de administração, que é cobrada devido a necessidade de uma equipe técnica especializada para manter os modelos matemáticos funcionando perfeitamente.

Os 5 melhores fundos quant do mundo

tudo sobre os melhores fundos quant

À título de curiosidade, o melhor fundo quant do mundo é indiscutivelmente o Medallion Fund, tendo um retorno médio de 78% ao longo dos anos, porém desde 1993 este fundo foi fechado para investimentos externos, funcionando apenas para investimentos de funcionários e suas famílias. 

Tendo dito isto, podemos fornecer as melhores opções atuais de fundos nacionais para você investir. Estes são os principais fundos quant acessíveis no Brasil atualmente:

Giant Darius FIC FIM, tendo sua maior alta em 2018 com 15,44% 

Giant Zarathurstra FIC FIM, tendo sua maior alta em 2018 com 15,51%

Kadima II FIC FIM, tendo sua maior alta em 2017 com 14,22%

Murano FIC FIM, tendo sua maior alta em 2018 com 18,31%

Em 2018, o Darius, Murano e o Zarathurstra tiveram um crescimento acima de 15% no ano, uma porcentagem bem acima do que a categoria subiu em geral, cerca de 7%, e também acima do CDI (um dos principais benchmarks do Brasil), que cresceu 6% no mesmo período. 

Como escolher o melhor fundo quant para investir?

Da mesma forma que você possui certos critérios para determinar qual o melhor fundo de investimento para investir, você também precisa analisar outros critérios parecidos para determinar qual o melhor fundo quant para realizar seus investimentos.

Algumas boas dicas para quem não tem certeza de qual escolher são:

  1. Compare as taxas de risco entre fundos, vendo qual se adequa mais a seu estilo de investimento;
  2. Verifique os índices risco/retorno do fundo. Lembre-se, quanto maior o retorno que você espera, maior também deve ser a sua capacidade de suportar um risco maior;
  3. Busque saber qual a estratégia de investimento do gestor do fundo, ou nesse caso do algoritmo do fundo, e como ela se alinha à sua;
  4. Diversifique sua carteira de investimentos, não investindo todo seu patrimônio num único ativo;
  5. Verifique o histórico da rentabilidade deste fundo, de forma a conseguir analisar a eficiência da estratégia dele. Mas claro, nunca esqueça que a rentabilidade passada pode não se repetir no futuro;
  6. Verifique o valor inicial de investimento e tenha certeza de que não será um valor alto demais para você;
  7. Por fim, lembre-se que como todo investimento há risco envolvido neste tipo de transação, então faça o possível para minimizar estes riscos e entenda que haverá variações no seu investimento antes de alcançar seu objetivo.

O que é a Carteira Quant da O2 Research?

A Carteira Quant da O2 Research é baseada totalmente em fundamentos matemáticos, inspirada na metodologia disruptiva de Jim Simons, criador do fundo quant com a maior rentabilidade do mercado financeiro.

Nessa carteira os nossos algoritmos proprietários buscam identificar os papéis com maior potencial de valorização no curto prazo.

E mesmo com toda a tecnologia de ponta aplicada nessa carteira, ela foi pensada para ser simples e acessível mesmo para quem possui um capital menor para um investimento mais arrojado como esse.

Portanto, essa é uma carteira voltada para um perfil de investidor mais arrojado e pensada para ter um balanceamento mensal, buscando superar o Ibovespa no médio e longo prazo aproveitando as distorções do mercado.

Simplifique seus investimentos assine uma casa de análise

Ao assinar uma casa de análise todo aquele tempo que antes você precisaria usar para realizar estudos e análises de empresas é poupado, isso porque a casa de análise já te entrega o relatório pronto.

É chato usar um tempo que você podia estar descansando; cuidando de si ou então curtindo com as pessoas que você ama.

Para ficar frente ao computador analisando gráficos e mais gráficos para poder analisar se investir em determinada empresa vale a pena.

Você sabe por que a maioria das pessoas não investe? Porque elas não sabem! E é de se esperar que não saibam mesmo, afinal esse não é um assunto que é facilitado para todos aprenderem.

Por isso, a nossa missão aqui é facilitar os seus investimentos.

Fazer com que qualquer nível de experiência em investimentos seja o suficiente; para que você comece a fazer o seu dinheiro render para te ajudar a conquistar suas metas e objetivos.

Aqui na O2 Research, levamos os seus ativos mais importantes a sério, seu tempo e seu dinheiro, então conheça agora a casa de análises que já está mudando a vida dos seus assinantes, com uma assinatura única e acessível.

Nós fazemos diferente, oferecemos um plano único com tudo que você precisa:

  • Carteira de Ações no Brasil
  • Carteira de Ações nos EUA
  • A exclusiva Carteira Quant da O2 Research
  • Recomendação de operações com Opções
  • Recomendação de operações em Commodities
  • O programa diário para assinantes “+ que um Morning Call” com nossos especialistas
Banner inscrição na lista de interessados para assinatura

Conclusão

Apesar de os fundos quant ainda serem relativamente recentes no Brasil, nós já podemos perceber, ao olhar para o exterior, como eles tem funcionado bem. 

Este modelo ainda caminha bem devagar no território nacional, mas promete ótimos resultados com o seu crescimento. 

E como qualquer investidor consciente, lembre-se de investir apenas em ativos que se alinhem com seus objetivos como e determine a melhor forma de conquistar o que deseja com esses investimentos.

Por fim, conhecer mais sobre os fundos quant que estão disponíveis no mercado vai lhe possibilitar saber qual está mais alinhado com suas metas de investidor. 

Então verifique seus históricos, entenda suas teses de investimento e saiba quais as peculiaridades de gestão do fundo antes de colocar seu dinheiro nele.

Outra alternativa para entrar no universo quantitativo em seus investimentos é seguir as recomendações da exclusiva Carteira Quant da O2 Research.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments